Sobrevivência

Cobras venenosas brasileiras

Cobras venenosas brasileiras

Nós já vimos em outros dois posts: O 1º -> como evitar um ataque , e o 2º->  o que fazer ao ser picado , agora conheceremos um pouco mais sobre as cobras venenosas brasileiras . Principalmente para quem curte a natureza e se aventura para longe da civilização é importantíssimo conhecer as cobras pela sua aparência, pois estaremos mais sujeitos a uma picada e temos de saber como proceder nesses casos.

Jararaca

Características

Geralmente pode ser identificada com desenhos escuros em formato de X e têm diversos tipos com as mais variadas aparências.

Onde é encontrada

É uma cobra muito comum no Brasil inteiro e pode ser encontrada em qualquer lugar. É a cobra responsável pelo maior número de ataques no país.

Sintomas

Sua picada causa dor e inchaço no local, pode causar manchas arroxeadas e sangramento nos orifícios da picada; sangramentos em gengivas, cantos dos olhos, pele e sangue na urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal e em consequência a morte.

Cobras venenosas brasileiras - Jararaca

Surucucu

Características

Dentre suas características ela é a maior cobra venenosa das Américas. Elas tem o corpo amarelado/alaranjado/marrom com desenhos escuros bem evidentes. É possível identificá-las também pela cauda que possui com escamas eriçadas. Ela não tem chocalho como a cascavel, mas é capaz de emitir sons, esfregando contra a folhagem um pequeno osso que possui na extremidade da cauda. Ela possui uma das maiores presas de inoculação.

Onde é encontrada

É encontrada na Amazônia e mata atlêntica em vegetações mais densas.

Sintomas

Causam problemas semelhantes aos causados pela Jararaca, acompanhado de vômitos, diarreia e queda da pressão arterial

Cobras venenosas brasileiras Surucucu

Cascável

Características

As cascavéis costumam ser fáceis de serem identificadas pois possuem um chocalho característico na cauda, que é agitado quando se sentem ameaçadas produzindo assim um som característico

Onde é encontrada

São encontradas em vários lugares do país, preferencialmente em regiões secas, áreas com muitas pedras e arenosas.

Sintomas

Formigamento no local da picada, visão turva ou dupla, dificuldade de manter os olhos abertos deixando a vítima sonolenta, dores musculares seguidas de contrações musculares e urina escura. A pessoa após receber a picada começa a inchar e fica irreconhecível e muitas vezes precisa ser amarrada por se debater involuntariamente.

Cobras venenosas brasileiras Cascavel

Coral

Características

A cobra Coral apresenta coloração em anéis vermelhos, pretos e brancos (ou amarelos), em sua circunferência. Existe a cobra coral verdadeira e a falsa. A verdadeira é claro que é venenosa e a falsa apesar de muito parecida não têm veneno e nem mesmo faz parte do mesmo gênero ou família. Não quero entrar no mérito de qual é a verdadeira ou a falsa por sua aparência. Há quem diga que se os anéis pretos não encostam nos vermelhos ela é verdadeira, mas isso é muito controverso, então na dúvida fuja. Ela é uma cobra mansa, é bem provável que só te ataque se pisar nela ou machucá-la. Há relatos de pessoas que pegam essas cobras venenosas nas mãos e não são atacadas.

Onde é encontrada

É encontrada em matas das regiões sudeste e sul do Brasil. Elas vivem em galhos de árvore, folhagens, buracos e debaixo de pedras.

Sintomas

No local da picada não se observa alteração importante, os sintomas do envenenamento caracterizam-se por visão turva ou dupla e aspecto sonolento. Ela é considerada uma das mais venenosas do Brasil em função da alta toxidade de seu veneno e ainda que não aparente sintomas tão evidentes como a picada das demais cobras citadas atrás, corra pro hospital.

Cobras venenosas brasileiras Coral

Cobras venenosas brasileiras

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close