Sobrevivência, Trekking

Como escolher uma lanterna?

super lanterna

Item fundamental em qualquer expedição, a lanterna pode ser usada para várias funcionalidades além de iluminar. Mas, como escolher uma lanterna? Quais fatores devemos levar em consideração ao escolher uma lanterna?

Esse artigo visa elucidar essas e outras dúvidas dos espectadores do site e espero que seja produtivo. Mas antes veja uma breve história e amostra de lanternas primitivas.

Lanternas primitivas

Lamparina ou lâmpada a óleo

Lanterna ou lâmpada primitiva a óleo.

lamparina

Lamparina

lamparina óleo usado

Lamparina caseira feita com óleo usado.

Uma breve história da lanterna

Na década de 1890, o imigrante russo Conrad Hubert, chegou em Nova York e trouxe para o mundo uma incrível novidade: A tocha elétrica manual. Tratava-se da primeira lanterna patenteada e isso aconteceu em 1898.

primeira lanterna antiga

As primeiras lanternas portáteis foram feitas à mão com papel e tubos de fibra, com uma lâmpada e um refletor de latão. Tudo era muito primitivo em relação ao que temos hoje, mas era extraordinário para época.

As pilhas eram fracas e as lâmpadas muito primitivas com duração de funcionamento reduzida.

Mais tarde a luz da lanterna elétrica se tornou mais brilhante graças a substituição do filamento de carbono pelo fio de tungstênio. Interruptores surgiram e a vida útil do equipamento começou a aumentar.

Outro aperfeiçoamento fez com que o botão para acioná-la pudesse ser substituído por um botão deslizante, tornando o aparelho mais fácil de ser utilizado.

lanterna antiga

Pilhas

As pilhas também evoluíram com o tempo com aumento da eficiência e diminuição de seu tamanho. Hoje a maioria de nós por causa de economia e sustentabilidade procura pilhas e baterias recarregáveis.

 

pilhas antigas

O funcionamento de uma lanterna

Lanternas são equipamentos relativamente simples. Basta conectar diversas baterias juntas, em série, com um pedaço de metal condutivo, um botão de liga/desliga, uma lâmpada e pronto, você já tem uma lanterna.

As melhores lanternas

Hoje em dia as lanternas com melhor custo-benefício são as lanternas de LED com baterias recarregáveis. Existem centenas de tipos de lanternas, principalmente fabricadas na China. Então como escolher uma lanterna? Qual a melhor lanterna?

Como escolher uma lanterna

Como escolher uma lanterna

 

Bom, mas então como escolher uma lanterna? Primeiro precisamos saber para o que vamos utilizar a lanterna. Uma simples lanterna para iluminar o interior do carro, para iluminar o quarto ou o buraco da fechadura não precisa ser muito potente.

Para isso podemos ter uma pequena lanterna de bolso ou chaveiro. Mas eu, particularmente, sempre procuro as mais potentes. Vejamos a seguir itens indispensáveis na hora de escolher uma lanterna.

Baterias recarregáveis

Nem rola comprar lanternas que funcionam a base de pilhas comuns. Baterias recarregáveis são fundamentais e o meio ambiente agradece.

As melhores pilhas, mesmo que recarregáveis, não conseguem chegar a potência e amperagem de uma bateria fabricada exclusivamente para a lanterna em questão.

Boas lanternas já vêm com as baterias inclusas, um carregador residencial e um veicular. A super lanterna funciona com 2 baterias de 5200 mAh cada.

bateria de lanterna recarregável

Ajuste de foco

Uma boa lanterna deve te dar a possibilidade de reduzir ou ampliar o foco. Com foco reduzido a luz pode chegar até 800 metros de distância. Uma boa lanterna deve te fornecer uma possibilidade de zoom de x1 a x2000 vezes.

Com foco disperso, fica mais fácil ter visibilidade expandida e identificar possíveis riscos mesmo a uma distância maior.

zoom lanterna

Diferentes modos de iluminação

Diferentes situações exigem diferentes modos de iluminação. Uma boa lanterna irá oferecer pelo menos alguns modos de uso: Strobe, SOS modo fraco, médio e forte.

Obs: Recomenda-se não apontar a luz para olhos humanos se estiver no modo mais forte

O strobe têm uma característica parecida com flashes de boate. Uma lanterna com essa função te ajudará muito a ser encontrado e resgatado em uma situação de sobrevivência, especialmente se vier com esse sinalizador:

lanterna tatica com sinalizador

Potência

Uma super lanterna têm capacidade de iluminação com forte intensidade e principalmente boa autonomia. Dentre as melhores lanternas do mercado a super lanterna têm 1.340.000 LUMENS (480.000W) de potência.

O LED de iluminação têm uma autonomia, ou vida útil, de 100 mil horas.

Elegância e Resistência

Impermeável e anti corrosiva, ela não se deforma. Uma ótima lanterna também deve ser de material leve (liga de magnésio) e ser elegante.

Muito importante também não ser muito grande para não ocupar muito espaço na mochila. Na verdade as melhores lanternas devem caber no bolso.

Se tiver um prendedor metálico para fixar no cinto, bolsa ou mochila melhor ainda.

super lanterna

 

Aprovo e indico

Fiz uso da super lanterna do site http://superlanterna.com . De início fiquei com um pouco de medo de comprar a lanterna por não ser de nenhum site “tradicional” como americanas.com, submarino.com, etc…

Mas resolvi fazer o teste. Comprei e após realizar o pagamento, a lanterna chegou em apenas dois dias. Com todos os itens necessários que eu precisava.

Fiquei entusiasmado com a intensidade de iluminação da super lanterna, a melhor lanterna que eu já vi e já pude utilizar na escuridão total.

Conheça a super lanterna, clique aqui:

 

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close