Sobrevivência

Como se orientar na Selva

3 como se orientar na selva

Como bom sobrevivencialista, certamente você deve ter uma bússola ou qualquer outro equipamento autônomo que lhe ajude na hora de se localizar na selva. Porém, nem sempre estamos preparados, portanto resolvi criar este artigo sobre como se orientar na selva!

Como se orientar na Selva

Primeiros passos

1 como se orientar na selva

Ao se perder na selva, a primeira coisa que você deve fazer é observar o local onde está, sentar e planejar com cuidado para onde pretende se dirigir.

Entretanto, na maioria das vezes, o ideal é encontrar um abrigo da chuva e vento, procurar por água na região e esperar até que a ajuda chega. Porém, se passar muito tempo e ela não vier, ou se o local em que você estava realmente não oferece nenhuma condição de chegar uma ajuda, é hora de sair dali e procurar uma saída para a civilização.

Sempre encontre o Norte

Uma vez decidido que você deve procurar a saída por si só, a primeira coisa a fazer é encontrar o Norte.

Tenha em mente que o sol sempre nasce no Leste e se põe no Oeste. Sendo assim, você pode se orientar pelo sol, se não tiver uma bússola.

Estenda seu braço direito em direção ao lado que o sol nasce, ou seja, Leste. Depois disso, estenda o seu braço esquerdo para o lado no qual o sol se põe, ou seja, Oeste. Fazendo este movimento, com total certeza, o que está a sua frente é o lado Norte.

Entretanto, encontrar o Norte é só metade do problema. Afinal de contas, você precisa saber qual direção quer seguir, uma vez que nem sempre a cidade e/ou estrada mais próxima estará ao Norte.

Boa dica: Encontre uma fonte de água

Sendo assim, se você não conhece não a região a ponto de distinguir se a cidade/estrada mais próxima fica no Norte, Sul, Leste ou Oeste, o ideal é não seguir para nenhuma dessas direções, mas sim buscar uma fonte de água ou o rio/mar mais próximo possível.

Coisa que você pode fazer parando e escutando os barulhos da selva, ou mesmo seguindo os mosquitos. Afinal de contas, os mosquitos sempre buscam ficar bem próximos a água. Assim, onde tem mosquitos, certamente terá água!

Chegando no rio, siga o caminho dele contra ou a favor da correnteza, certamente você chegara em alguma cidade ou acabará por encontrar alguém pescando.

>> Saiba como evitar ser picado por uma cobra clicando aqui! <<

Como se orientar na selva: Seja resgatado

2 como se orientar na selva

Por mais que você saiba se orientar e como sobreviver neste ambiente, o mais aconselhável em todos os casos é buscar ser resgatado. Portanto, nada que querer bancar o Tarzan!

E, para ser resgatado, a primeira coisa a ser feita é encontrar uma clareira (bem grande) e escrever SOS e/ou Socorro no chão, com letras que tenham pelo menos seis metros de comprimento cada uma, de preferência salientadas com pedras e madeiras.

Em hipótese alguma faça fogueiras, se estiver na selva, como pedido de socorro. Isso pode provocar um incêndio que seria fatal para si mesmo. (Obviamente, fogueiras para aquecimento ou para alimentação estão liberadas).

Seja visto

Você também pode usar galhos de arvores e roupas para fazer bandeiras e pendurar em locais estratégicos ou balançar para aviões e helicópteros que passem na região.

E por último, mas não menos importante, se ouvir alguma equipe de resgate se aproximando grite com uma voz bem grossa, e que não seja de forma alguma estridente. O som estridente é produzido por muitos animais, assim a equipe de resgate pode acabar confundindo o som que você emitiu e não te encontrar.

E aí, gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos no Facebook e, claro, deixe seu comentário nos campos abaixo!

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close