Curiosidades

Dengue

dengue

dengueA dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti . Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e manchas vermelhas na pele semelhante à causada pelo sarampo.

Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de morte, resultando em sangramento, diminuição do número de plaquetas, extravasamento de plasma no sangue e diminuição da pressão arterial que pode levar a uma parada cardíaca.

No momento, principalmente no nosso país subdesenvolvido, o combate é feito por tentar acabar com o mosquito. Isso acontece evitando a proliferação dele, e como fazer isso todos já sabemos, mas…

Não são todos que fazem a sua parte! Minha esposa teve dengue recentemente e eu vi que realmente o negócio é sério, debilitante e pode matar. Todos deveriam pensar muito bem nisso e agir!

Enfim, essa foi apenas uma pequena introdução sobre a Dengue, mas o objetivo é falar da Dengue em Largados e Pelados.

Dengue em Largados e Pelados

Uma especialista em sobrevivência do bad wordo feminino que apareceu na primeira temporada de Largados e Pelados sobreviveu a dengue hemorrágica e quase morreu após contrair o vírus.

Com 45 anos, Manu Toigo foi picada por um mosquito durante sua jornada na selva no Panamá, durante as filmagens de seu episódio que foi ao ar muitas vezes no Discovery Channel.

Dengue

Enquanto estava na selva, Manu experimentou fortes dores de cabeça e perda de apetite. Ela imaginou que isso poderia ser por causa que o corpo estava debilitado após tantos dias em situação extrema e falta de alimento, mas mesmo assim essa guerreira foi até o final e completou o desafio.

Porém quando ela chegou em Los Angeles, os sintomas pioraram e ela logo se sentiu fraca demais para ficar em pé, forçando-a a procurar ajuda em um hospital. As dores de cabeça evoluíram para febre, sangramento nasal e sangramento gengival.

Inicialmente, os médicos diagnosticaram Manu com atrofia muscular grave e anemia. Porém seus sintomas pioraram mais ainda e ela foi forçada a voltar para o hospital, onde finalmente foi diagnosticada com febre hemorrágica da dengue, a pior forma de dengue.

A dengue se torna hemorrágica quando o vírus danifica os vasos sanguíneos até o ponto de provocar hemorragia interna. E a pior parte – não há cura.

Tratamento que foi submetida

Manu diz que ela chegou ao hospital a tempo e os médicos cuidaram bem dela. O tratamento que ela teve foi a base de remédios, líquidos e plasma. A partir daí ela foi capaz de ter uma recuperação decente. Ela passou um total de 2 semanas no hospital, meses de fisioterapia e sempre vai lidar com a dor agonizante por todo o corpo.

dengueSerá que ela se arrepende de ter participado? Manu diz: “Claro que não, essa foi a experiência de vida mais intensa que eu passei e me mostrou a incrível força interior que possuo.”

Recuperação

A recuperação dela foi muito longa, após vários meses de fisioterapia ela diz: ” Ontem foi meu último dia na fisioterapia. Eu aprendi informações valiosas e educação sobre o meu corpo e agora sei cuidar de mim melhor do que nunca.
Eles me deram essa ajuda para minha recuperação e me ajudaram muito a fazer a transição de volta para um estilo de vida muito ativa que eu já estava acostumada.

Indo de não ser capaz de andar e me sustentar fisicamente, para trabalhar e continuar a fazer minhas aventuras, viagens com as crianças da escola, canoagem, mergulho, escaladas, ciclismo, acampamentos, trekking, etc…

Eu estou mais viva do que nunca!

Dengue

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close