Sobrevivência, Trekking

Enchente e tromba d’água

Enchente e tromba d'água

Assim como em áreas urbanas, as áreas rurais também sofrem com as enchentes repentinas, também conhecidas como cabeça d’água ou tromba d’água. Nesse post veremos na prática o que uma enchente e tromba d’água podem fazer ao meio ambiente e principalmente o perigo que elas representam para nós.

Enchente e tromba d’água

O que é enchente?

Estamos muito acostumados com as enchentes em áreas urbanas. Córregos e rios após períodos chuvosos transbordam e invadem as ruas, casas e lojas.

enchente

As enchentes são fenômenos naturais, mas podem ser intensificadas pelas práticas humanas. Infelizmente a ausência de consciência por parte da população ao jogar lixo em locais inapropriados leva ao entupimento dos bueiros que seriam responsáveis por conter parte da água que eleva o nível dos rios.

Além disso, o lixo gerado é levado pelas enxurradas e contribui ainda mais para elevar o volume das águas.

Mas a causa considerada principal para as enchentes é a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a colocação de cimento em quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios.

Além disso, a impermeabilização contribui para a elevação da velocidade desse escoamento, provocando erosões e causando outros tipos de desastres ambientais urbanos.

Veja o vídeo a seguir dos estragos de uma enchente em área rural

Em áreas rurais também há enchentes que causam grandes prejuízos e isso podemos ver muito bem no vídeo a seguir feito pelo canal do Youtube “Entre trilhas e Aventuras” que mostra a consequência da destruição causada por uma enchente repentina e todo o estrago e prejuízo trazidos por ela.

O que é tromba d’água?

A definição de tromba d’água em quase todo mundo é um grande funil ou coluna que ocorre ao longo de um corpo de água e está ligado a uma nuvem. Resumindo é praticamente um tornado no oceano.

Tromba dagua

Trombas de água não aspiram a água do curso de água sobre o qual estão posicionadas. A água vista na nuvem funil principal, na verdade são gotas de água formadas pela condensação.

Porém daremos destaque a forma como esse termo “tromba d’água” é conhecido aqui no Brasil.

Tromba d’água ou cabeça d’água aqui no Brasil

Aqui em nosso país quando estamos na natureza próximo a um rio ou cachoeira o risco de ser apanhado por uma tromba d’água é muito grande. Então o que é isso?

É simples, tromba d’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. Normalmente essa chuva ocorrerá em um ponto em relevo superior, o que aumentará o nível da água, provocando uma enorme enxurrada que pode arrastar tudo que estiver no caminho.

Estas apresentam um perigo real para quem está em atividades em meio à natureza. Mesmo um pequeno curso d’água, pode se transformar em um rio caudaloso em poucos minutos, ainda que não esteja chovendo na região e, apesar dos alertas, muitas pessoas ignoram este risco.

Veja o vídeo a seguir de exemplos de trombas d’água

Preparei um pequeno vídeo aqui com várias trombas d’água chocantes. Inclusive na última sequência do vídeo mostra uma família na índia sendo arrastada para a morte. Veja a seguir:

Respeite a força da natureza!

 

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close