Sobrevivência, Trekking

Impacto das queimadas

impacto das queimadas

Muito se fala dos impactos causados ao meio-ambiente pelas queimadas no Brasil, mas poucas pessoas tem a oportunidade de testemunhá-las. Em parceria com o canal do Youtube “Entre trilhas e aventuras” o nosso site traz pra você algumas informações importantes acerca desse assunto: Como começam as queimadas? Como evitá-las? E qual é o impacto das queimadas no meio ambiente?

Veja o vídeo no final dessa postagem do antes e do depois de uma área que ocorreu um incêndio florestal.

O que são as queimadas?

O processo conhecido como queimada é aquele que faz a queima de biomassa e que pode ter origem natural ou muitas vezes ser causado pelo homem.

Esse processo tem o seu início passando pela formação de chamas e brasas até culminar no seu fim, no fogo propriamente dito.

Vários fatores contribuem para o início de uma queimada, dentre os quais destaco a umidade relativa do ar, a temperatura e o vento.

Queimada x Incêndio

Queimada e incêndio são a mesma coisa? Não. O incêndio pode ser entendido como uma queimada que saiu de controle.

A legislação brasileira permite as queimadas desde que controladas conforme decreto 2.661, de 8 de julho de 1998 (artigo 2º).

destruição das queimadas

Como começam as queimadas

Há diversos gatilhos iniciais para o começo de uma queimada. A grande maioria delas tem início devido a interferência humana.

Gostaria muito que esse artigo ajude você caro leitor a entender os perigos das queimadas e como cada um pode fazer sua parte pra zelar pelo meio ambiente.

Queimadas intencionais

São muito usadas com o objetivo de “limpar” grandes áreas para agricultura ou pra criação de gado.

Algumas vezes podem começar apenas pelo simples desejo de alguém de destruir a natureza. Essas queimadas podem levar a grandes incêndios.

Descuido ou displicência

Acontecem o início de queimadas diversas vezes devido a descuido e displicência. Diversas vezes pessoas que passam pela beira das estradas e jogam pontas de cigarro, sem saber são responsáveis por grandes danos ao meio-ambiente.

Há ainda aqueles que soltam balões ou mesmo que ateiam fogo no seu lixo e sem perceber começam um grande incêndio.

Também os que vão pra um acampamento e não apagam as brasas de sua fogueira corretamente com auxílio de água e de terra.

E também aqueles que descartam lixo na natureza que em um ambiente quente e seco pode levar ao início do fogo (Exemplo pedaços de vidro, plástico e demais derivados do petróleo)

E por último as queimadas cujo princípio se dá por causa da fuligem incandescente que vem dos escapamentos dos veículos que passam pela beira da estrada e cujo motor está desregulado.

fuligem incêndio

Como evitar as queimadas

Ao observarmos diversas causas das queimadas já sabemos bem o que fazer para evitar iniciar um incêndio.

Por mais sem graça que possa parecer, tente levar em seu acampamento o seu próprio fogareiro e evite iniciar uma fogueira, principalmente se você for acampar em uma reserva ecológica

O importante é: Ter consciência e respeito ao meio-ambiente.

Impacto das queimadas

O ser-humano afim de obter mais lucros financeiros têm destruído o nosso planeta e contribuído para o aquecimento global. As queimadas são parte importante nesse processo.

As queimadas destroem ecossistemas inteiros, matam animais, fauna e flora nativas.

Elas têm um efeito devastador principalmente em relação ao equilíbrio ambiental e o solo passa a ter uma erosão muito mais elevada.

O antes e o depois de uma queimada

No vídeo a seguir, filmado pelo Entre Trilhas e Aventuras, composto pela Equipe Léo Rocha de Minas Gerais, você pode observar a mudança causada por um incêndio em um período de seca e comparar com imagens da mesma região em um período chuvoso anterior.

Cada um pode fazer sua parte, conscientize-se e ajude outros a apoiar essa causa em favor do meio ambiente.

Facebook “Entre trilhas e aventuras
Blog “Entre trilhas e aventuras

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close