Sobrevivência

O que é sobrevivencialismo ?

o que é sobrevivencialismo

Amigos sobreviventes e apaixonados por Largados e Pelados, nesse artigo veremos um pouco sobre o que é sobrevivencialismo e ainda veremos um pouco sobre a atuação dos nossos colegas sobrevivencialistas. Fique atento, saber um pouco a respeito pode salvar sua vida em uma crise.

Como assim crise?

O grupo ou um sobrevivencialista está sempre preparado para tudo, principalmente para situações de emergência pós desastre. Um bom sobrevivencialista está preparado no caso de rupturas do sistema político e da ordem de determinada localidade. Essa poderia facilmente ser a descrição de uma crise.

A crise na Venezuela

Uma localidade em crise conforme referi, pode inclusive ser até mesmo uma nação inteira, conforme aconteceu recentemente com a Venezuela. Lá o sistema econômico e político entrou em colapso de forma que as pessoas podem até possuir o dinheiro para comprar alimentos, mas não têm comida nas prateleiras dos mercados.

Naquele país existe um racionamento para que os cidadãos não possam comprar mais, mesmo que tenham dinheiro para isso. Há literalmente muita gente morrendo de fome ali. Isso aconteceu por causa do preço dos barris de petróleo terem despencado e a economia ruiu por depender quase em toda sua totalidade disso; Dentre outros motivos…

crise na Venezuela

O que é sobrevivencialismo ?

A atuação dos sobrevivencialistas

Um sobrevivencialista é capaz de se preparar para situações desesperadoras como essa da Venezuela, por estocar alimento, água, preparar abrigos na natureza ou até mesmo um abrigo subterrâneo. Faz parte das práticas do sobrevivencialismo ter controle das situações, por mais desesperadoras que possam ser, pois – afinal de contas – ele está preparado para isso.

armazenar alimento sobrevivencialismo

Defesa pessoal

Todo bom sobrevivencialista sabe da importância de dominar algumas técnicas de defesa pessoal, bem como saber usar algumas armas brancas, armas de fogo, de pressão, arco e flecha, balestra, dentre outros.

Geralmente os adeptos do sobrevivencialismo são a favor do porte de armas para todos e colecionam em suas casas armas permitidas ou não por lei, facas, machados, cutelos, facões, dentre outros. Geralmente um sobrevivencialista têm muitos pontos em comum com um praticante de bushcraft (sobrevivência primitiva) e gosta de cutelaria.

defesa pessoal

Guerras Nucleares

O planeta Terra já esteve diversas vezes a beira de uma guerra nuclear que seria capaz de matar uma boa parte, se não toda a vida que conhecemos hoje. Durante muito tempo, esse foi um perigo real e tudo poderia começar apenas ao apertar de um botão. Não tenho certeza absoluta que ainda hoje estamos livres de uma ameaça de Guerra Nuclear. Quem garante que armas nucleares e ogivas não caíram nas mãos erradas? Que podem ser lançadas a qualquer momento? Existe uma preparação para isso? Bem, os sobrevivencialistas afirmam que sim e se preparam pro pior, da forma como podem.

guerras nucleares

Catástrofes naturais

Estamos totalmente sujeitos a uma ou várias catástrofes naturais. Aí que está a diferença de um cidadão que confia sua vida nas mãos do governo e de um sobrevivencialista que se prepara pro pior. Em um momento de colapso da sociedade organizada o governo foge da responsabilidade de zelar pelos fracos e sai em socorro dos fortes, ricos e poderosos.

Os primeiros a sentir os efeitos disso são os cidadãos comuns que não têm a quem recorrer. Ás vezes podem até mesmo ter o dinheiro, mas não têm o que comprar, nem como se proteger.

Dentre essas catástrofes destaco:

  • Terremotos
  • Tsunamis
  • Tempestades
  • Enchentes
  • Furacões
  • Tornados
  • Deslisamentos de Terra
  • Erupções vulcânicas
  • Nevascas
  • Dentre outros

Ficção apocalíptica

Os sobrevivencialistas estão preparados inclusive pra coisas que só conhecemos através dos filmes de ficção científica. Dentre esses destaco uma onda de ataques de zumbis ao estilo da série “The walking Dead” ou do filme “Guerra Mundial Z”, ou epidêmias que podem matar grande parte da humanidade como diversos filmes de Hollywood mostram.

Também estão preparados no caso de um meteoro ou tempestades solares atingirem a Terra ao estilo do filme “Armagedon”.

Pergunte para um sobrevivencialista se ele saberia o que fazer: Provavelmente ele já sabe uma série de ações preventivas e planos de contingência para situações como essa.

the walking dead

Governos opressivos

De vez enquando acontecem golpes de estado com a implementação de ditaduras e em consequência disso o governo fica nas mão de governos autoritários e opressivos. A partir daí está instituido o caos. Em terras sem lei onde não há ou não se respeita a constituição, também não existe um governo capaz de estabelecer a ordem. Dessa forma desencadeia uma série de acontecimentos em cascata aqui descritos:

  1. Ausencia de um governo que estabeleça a ordem
  2. Ruptura de serviços públicos essenciais
  3. Captura do dinheiro dos bancos
  4. Ausência de crédito
  5. Recessão
  6. Guerra civil
  7. Violência urbana
  8. Falta de alimento, água, remédios e itens básicos
  9. Emergências sanitarias
  10. Pandemias e epidemias

O termo “preparação” é costumeiramente utilizado no sobrevivencialismo. Enfim o sobrevivencialista de verdade sabe como agir e está preparado pra situações assim.

Desastres industriais e biológicos

Um exemplo de desastre não natural provocado por uma empresa que pode entrar em uma categoria de desastre industrial e biológico é o desastre ocorrido na barragem de Mariana. Com o rompimento da barragem morreram várias pessoas, o Rio doce e afluentes foi contaminado e houve muita destruição ambiental.

Embora seja difícil se prevenir de uma situação caótica assim que destriu várias cidades, têm como prever que algo do tipo pode ocorrer e ficar mais ou menos preparado para isso.

Situações que envolvem desastres provocados pelo ser humano podem ser minimizados com laudos responsáveis e planos de contingência. Isso todo sobrevivencialista sabe.

barragem de Mariana

Considerações finais

Tenho muito respeito pelos adeptos do sobrevivencialismo. Geralmente os sobrevivencialistas são uma classe muito unida que partilham conhecimentos entre si. Gostaria de aproveitar esse artigo para indicar meu parceiro que é a Bunker Brazil.

Eles vendem diversos produtos para você que quer sempre estar preparado para todas as situações. E o melhor é que além do ótimo preço que fornecem, em parceria com nosso site, você pode usar o cupom de desconto ao final da compra (LARGADOSEPELADOS) e ainda ganhar 15% de desconto.

 

Produtos

Que tal ter na carteira um cartão que vira uma faca?

Um spray de pimenta para defesa pessoal

Pederneira, (super necessária para fazer fogo em qualquer situação)

Comidas liofilizadas (Alimento desidratado que aguenta muito mais tempo sem estragar, é leve, compacto e nutritivo)

Lanternas táticas

Power Bank (Cargas extras pro seu celular em um local sem eletricidade)

Dentre vários outros produtos…

Espero que tenham gostado desse artigo. Navegue no nosso site e descubra um pouco mais sobre Largados e Pelados e tudo o que você precisa saber sobre sobrevivência. Se gostou desse artigo compartilhe com os amigos. Um abraço e até a próxima.

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close