Curiosidades, Sobrevivência

Plantas e folhas comestíveis

capa-plantas-comestiveis

Em uma situação de sobrevivência, nunca sabemos pelo que vamos passar. E, sem dúvida alguma, um dos maiores problemas nestes casos, além da água, é a alimentação. Por isso, resolvi criar este artigo onde irei falar sobre algumas plantas e folhas comestíveis, que podem salvar a sua vida e acabar com a sua fome. Confere aí!

Plantas e folhas comestíveis – Rosa Silvestre

Plantas e folhas comestíveis 1

A Rosa Silvestre produz frutos carnudos com um tom avermelhado, difícil de serem confundidos, aparecem durante a floração e podem ser comidos em uma situação de sobrevivência.

Estes frutos são ricos em Vitamina A e C, que além de lhe alimentar, será muito útil para combater e prevenir doenças que podem comprometer o seu rendimento, como gripes e resfriados.

Plantas e folhas comestíveis – Acácia

Plantas e folhas comestíveis 2

Algumas espécies de Acácias produzem frutos comestíveis, entre elas está Acácia Amarela, que é abundante em algumas regiões do Brasil e produz frutos e flores de fevereiro a setembro.

Os frutos, além de alimentar, servem para combater picadas de cobras. Ou seja, são duplamente importantes em situações de sobrevivência.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com as flores e folhas. Pois estão estritamente medicinais! As folhas servem para tratar problemas de pele e queimaduras de sol, enquanto as flores possuem um forte efeito laxante.

Sendo assim, consuma com sabedoria.

Plantas e folhas comestíveis – Árvore fruta-pão

Plantas e folhas comestíveis 3

A Árvore fruta-pão produz um fruto que é rico em valor nutricional e, como o nome sugere, lembra muito o gosto do pão fresquinho.

O fruto desta arvore pode ser consumido cozido ou assado, com ou sem sementes. No caso de separar as sementes, elas lembram muito o gosto das castanhas.

Este fruto e riquíssimo em carboidrato, água, cálcio e vitaminas B1, B2 e C. Sem dúvida alguma, é uma excelente pedida para combater a fome em situações de sobrevivência, ou até mesmo em casa.

Plantas e folhas comestíveis – Taboa

Plantas e folhas comestíveis 4

A Taboa é uma planta que costuma ser encontrada em brejos e lagos, e possui várias partes comestíveis. Como os brotos, a raiz e – até mesmo – o pólen.

Não é muito rica em vitaminas e nutrientes, entretanto cumpre o papel de alimentar uma pessoa. O interessante nesta planta é que o interior dela pode ser utilizado para tratar lesões na pele e queimaduras, aplicando uma compressa sobre o local.

Plantas e folhas comestíveis – Cacau

Plantas e folhas comestíveis 5

Com o fruto comestível, o Cacau é um dos frutos mais ricos em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides.

Esta rica combinação de nutrientes, fazem do cacau um alimento excelente em casos de sobrevivência, pois ele libera endorfinas no corpo, aumentando a produtividade, bem como ajuda a acelerar os neurônios, que em situações como estas, são extremamente importantes!

Plantas e folhas comestíveis – Carvalho

Plantas e folhas comestíveis 6

O carvalho produz pequenos frutos, cujos quais são comestíveis, e são popularmente conhecidos pelos criadores de suínos como Bolotas, utilizadas para auxiliar na alimentação dos animais.

Estas Bolotas podem ser preparadas assadas ou cozidas e seu gosto lembra muito o gosto das castanhas.

Uma outra utilidade do carvalho é a casca da sua madeira, que pode ser retirada e cozida junto com o couro, para curtir e fazer uma roupagem, cuja qual pode salvar sua vida em uma situação sobrevivencialista.

Plantas e folhas comestíveis – Vagem de Ervilha Verde

Plantas e folhas comestíveis 7

A vagem de ervilha verde possui sementes que são comestíveis, tanto crua quanto cozidas. Se cozidas, lembra muito a textura da ervilha e do feijão.

Além disso, estas sementes são extremamente ricas em minerais, vitaminas e – principalmente – antioxidantes que são muito importantes em situações extremas, onde se exige muito do cérebro e do corpo.

Plantas e folhas comestíveis – Agave

Plantas e folhas comestíveis 8

O agave é, praticamente, todo comestível. Suas flores, caules, folhas e néctar podem ser consumidos sem nenhum problema.

O destaque desta planta deve ficar, sem dúvida alguma, no néctar, que pode ser um fácil substituto do mel e do açúcar, com o bônus de carregar consigo mais sais minerais e nutrientes fundamentais para o corpo humano.

Plantas e folhas comestíveis – Jaqueira

Plantas e folhas comestíveis 9

O fruto da jaqueira é comestível e possui um excelente valor nutricional, bem como inúmeras vantagens para o corpo humano.

A primeira, e mais importante em situações de sobrevivencialismo, é que ela funciona como um energético natural, que fornece uma excelente quantidade de vitamina C. Tudo isso enquanto ajuda a manter sob controle a pressão sanguínea. Em suma, é uma fruta que não pode faltar no cardápio de nenhum sobrevivente.

Plantas e folhas comestíveis – Palmeira de Dendê

Plantas e folhas comestíveis 10

O caule da Palmeira de Dendê gera palmitos que não só são comestíveis, como também deliciosos se consumidos no ato da coleta.

O palmito ainda pode ser utilizado como isca para captura de peixe ou mesmo para matar a sede, devido à grande concentração de água no seu interior.

Plantas e folhas comestíveis – Bananeira

Plantas e folhas comestíveis 11

A bananeira, que produz banana, obviamente tem seu fruto comestível. Mas, o interessante nisso é que a banana também serve como um energético natural, se consumida em mais de duas unidades.

Sem mencionar que ela ajuda a prevenir dores musculares, que tanto incomodam em situações de sobrevivencialismo.

Plantas e folhas comestíveis – Palmeira

Plantas e folhas comestíveis 12

A fruta da palmeira (Butiá) é comestível, tanto crua enquanto fruto, quanto cozido enquanto semente.

Essa semente é rica em gordura, proteínas e minerais, enquanto o fruto – que possui um delicioso sabor – também é rico em vitaminas e minerais.

Plantas e folhas comestíveis – Figo da Índia

Plantas e folhas comestíveis 13

O Figo da Índia também possui os frutos comestíveis. Apesar de lembrar um Cactos, o Figo da Índia é comestível e rico em vitaminas A, B1, B2 e C.

Além disso, seus frutos podem usados para combater a desidratação, pois possuem uma grande concentração de água no seu interior.

Plantas e folhas comestíveis – Caruru de Cacho

Plantas e folhas comestíveis 14

O caruru de cacho, também conhecida como uva-de-rato, é inteiramente comestível e rico em cálcio, potássio, ferro e vitaminas.

Além disso, suas sementes (que podem ser consumidas torradas) são excelente para combater infecções e catarros de bexiga.

Plantas e folhas comestíveis – Cana de Açúcar

plantas comestiveis

A cana de açúcar possui o caule comestível e com um gosto realmente agradável. Como o nome sugere, ele lembra muito gosto do açúcar puro na boca.

A cana de açúcar é rica nos mais diversos nutrientes, como cloro, fósforo, sódio, magnésio, potássio, cálcio e ferro. Bem como serve de energético natural e combate a desidratação.

Plantas e folhas comestíveis – Montia Perfoliata

Plantas e folhas comestíveis 16

A montia perfoliata é uma planta raramente encontrada no Brasil, entretanto abundando na Europa. Ela é inteiramente comestível, e possui um valor nutritivo mediano.

Não serve muito para combater doenças ou reforçar o sistema imune, entretanto é muito útil na hora de matar a fome!

Plantas e folhas comestíveis – Bertalha

Plantas e folhas comestíveis 17

A bertalha é uma planta que lembra muito o espinafre e tem suas folhas e caules completamente comestíveis.

Estas, por sua vez, são ricas em cálcio, fósforo e ferro. Podendo ser consumida crua ou refogada.

Plantas e folhas comestíveis – Radicchio

Plantas e folhas comestíveis 18

O Radicchio é uma planta que possui folhas e caules comestíveis, e é rico em cálcio, ferro, fibras e sais minerais.

O Radicchio é uma planta que ajuda a desintoxicar o organismo e controlar doenças cardiovasculares, bem como combater a desidratação. Pode ser consumida crua ou cozida.

Plantas e folhas comestíveis – Endívia

Plantas e folhas comestíveis 19

A endívia produz folhas e caules comestíveis, apesar do gosto amargo. A vantagem do consumo desta planta é que ela é rica em nutrientes e vitamina A eC.

Esta planta é excelente para manutenção de uma pele saudável e das membranas mucosas. Duas coisas com as quais um sobrevivente precisa se preocupar, ao andar sob o sol.

Plantas e folhas comestíveis – Rosas

Plantas e folhas comestíveis 20

A flor da rosa tradicional é comestível, e possui um alto valor nutritivo, bem como um gosto adocicado e cheiroso.

Entretanto, suas pétalas só podem ser consumidas em forma de geleias, que podem ser feitas no mato como compressas ao fogo.

Plantas e folhas comestíveis – Calêndula

Plantas e folhas comestíveis 21

A calêndula é uma flor comestível com alto valor nutritivo e gosto pouco agradável. Entretanto, ela oferece boas doses de potássio, o qual ajuda na cicatrização de ferimentos.

A flor da calêndula pode ser consumida crua, sem nenhuma complicação.

Plantas e folhas comestíveis – Amor Perfeito

Plantas e folhas comestíveis 22

Com um gosto meio aveludado, o amor-perfeito é uma flor que pode ser ingerida sem nenhum problema medicinal.

Porém, em casos de sobrevivencialismo, ela não é muito indicada devido ao seu efeito diurético, que pode acabar levando o sobrevivente a desidratação em poucas horas.

Esta flor só pode ser consumida em forma de doces, que podem ser feitas no mato como compressas ao fogo.

Plantas e folhas comestíveis – Tulipa

Plantas e folhas comestíveis 23

As tulipas são flores comestíveis que possuem um alto teor energético e nutritivo. Para se ter uma ideia da potência dessas flores, elas serviram de alimento para vários soldados da Segunda Guerra Mundial.

Com gosto semelhante ao da batata e da mandioca, elas podem ser consumidas quando cozidas.

Plantas e folhas comestíveis – Abóbora do Mato

Plantas e folhas comestíveis 24

A abóbora do mato é facilmente encontrada nas selvas brasileiras, e seu fruto pode ser consumido cru, estando ele verde ou maduro.

Mas, ele não indicado em casos de sobrevivência, pois possui um efeito laxativo realmente forte, que pode levar a desidratação do sobrevivente.

Plantas e folhas comestíveis – Aroeira

Plantas e folhas comestíveis 25

A aroeira possui frutos pequenos e vermelhos que são chamados de pimenta, justamente devido ao seu gosto ardido, mas que pode ser consumido em pequenas quantidades ou como complemente a algumas refeições.

As folhas da aroeira servem para fazer pomadas ou compressas para acelerar a cicatrização de ferimentos.

Plantas e folhas comestíveis – Capuchinha

Plantas e folhas comestíveis 26

A capuchinha possui folhas e flores comestíveis, podendo serem consumidas cruas ou esmagadas para fazer suco (junto com muita água!).

Seu poder nutritivo é relativamente fraco, entretanto é uma planta que nasce em qualquer solo, até mesmo em terrenos arenosos.

Plantas e folhas comestíveis – Picão

Plantas e folhas comestíveis 27

Pouca gente sabe, mas aquela planta que fica grudando na roupa pode ser consumida! Suas plantas são comestíveis enquanto cruas, ou podem ser utilizadas como chá para tratar problemas hepáticos.

Plantas e folhas comestíveis – Serralha

Plantas e folhas comestíveis 28

A serralha possui suas folhas comestíveis, enquanto cruas ou cozidas. É uma planta rica em vitamina A, D e E.

Plantas comestíveis – Serralhinha

Plantas e folhas comestíveis 29

E por último, mas não menos importante, temos a Serralhinha, que pode ser encontrada em praticamente todo lugar e possui suas folhas e flores comestíveis.

As folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas, enquanto as flores apenas cruas. O chá de Serralhinha também é muito eficaz para tratar infecções urinárias.

>> 05 Dicas bizarras de sobrevivência que podem salvar a sua vida! <<

E aí, gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos no Facebook e, claro, deixe seus comentários nos campos abaixo!

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close