Sobrevivência

Técnicas básicas de primeiros socorros (sem ajuda de um kit)

técnicas básicas de primeiros socorros 4

Conhecer as técnicas básicas de primeiros socorros é importante para qualquer ser humano, para que possa cuidar de si mesmo, bem como de seus entes queridos e – até mesmo – de terceiros.

Para o sobrevivencialista, as técnicas de primeiros socorros são ainda mais importantes, uma vez que quase sempre estão em situações de risco ou vivendo no limite. Portanto, resolvi criar este artigo ensinando algumas técnicas básicas de primeiros socorros, sem a ajuda de um kit.

01 – Técnicas básicas de primeiros socorros: Em caso de cortes

técnicas básicas de primeiros socorros

Em geral, você pode ignorar pequenos cortes, basta tomar o cuidado de mantê-los sempre limpos, arejados e – principalmente – observar se eles não estão inflamando.

Entretanto, se a lesão é profunda e você não consegue estancar o sangramento, o ideal é a fazer um torniquete com o intuito de estacar o fluxo de sangue e evitar uma hemorragia mais séria.

Para tanto, lembre-se que o torniquete deve ter no mínimo 03 centímetros de largura, podendo ser feito com uma cinta ou com um pedaço da sua camiseta. Em seguida, aperte o torniquete em torno da lesão, cobrindo o ferimento com qualquer tecido limpo (ou o mais limpo possível) que tiver.

02 – Técnicas básicas de primeiros socorros: Em caso de fraturas e deslocamento de ossos

técnicas básicas de primeiros socorros 2

Caso você desloque um osso, será preciso recoloca-lo no lugar o mais rápido possível, a fim de recuperar a mobilidade inicial.

Se o osso deslocado for o dos ombros você pode rolar no chão ou se jogar contra uma superfície dura. Se o problema for o joelho, basta esticar a perna para fora e puxá-la de volta com força.

No caso de ossos quebrados, as populares fraturas, será preciso criar uma tala. Para tanto, utilize duas varetas de madeira, amarradas com cadarços ou qualquer outro tecido que permita firmeza, em torno do osso fraturado.

03 – Técnicas básicas de primeiros socorros: Em caso de queimaduras ou bolhas

técnicas básicas de primeiros socorros 3

Em caso de queimadura ou bolhe, retire imediatamente toda a roupa do local que foi afetado e providencie água morna para limpar a pele. Se mel estiver disponível, cubra a queimadura com ele e enrole um pedaço de pano úmido.

Importante

Caso você não tenha nenhuma fonte de água por perto, procure limpar o local afetado da melhor maneira possível e então foque todos os seus esforços para encontrar água e fazer o que foi indicado no parágrafo acima.

Com relação as bolhas que possam ter se formado, em hipótese alguma estoure uma delas. Fazer isso irá abrir sua pele para bactérias e fungos, que se proliferarão rapidamente causando infecções, inflamações e podendo lhe levar até mesmo a morte, antes do socorro chegar.

>> Saiba o que fazer ao ser picado por uma cobra <<

E aí, gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos no Facebook e – claro – não esqueça de deixar nos comentários suas dicas de técnicas básicas de primeiros socorros sem um kit!

You Might Also Like

Nenhum comentário

Leave a Reply

Close