Sobrevivência

Animais Peçonhentos: Aranhas, escorpiões e lagartas

Aranhas, escorpiões e lagartas

Moramos em um país tropical e o ataque de pequenos animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e lagartas são muito comuns. Geralmente os ataques se tratados adequadamente não são potencialmente mortais, mas são muito dolorosos. Consideraremos a seguir alguns desses animais mais encontrados no Brasil.

Relato

Antes de começar quero narrar quando fui picado por um escorpião. Isso faz uns 10 anos. Eu estava sentado no meu quarto mexendo no computador. Estava descalço com os pés no chão. Como estavam fazendo uma obra em frente a minha casa alguns vizinhos já haviam relatado o aparecimento de escorpiões.

Senti uma picada tão dolorosa que eu pensei que fosse um choque, talvez algum fio desencapado. A luz do quarto estava apagada, eu agachei com as mãos no chão e fui procurar o tal fio desencapado. Por muito pouco não levei outra picada na mão de um escorpião bem grande. Não conhecia muito bem sobre isso, estava assustado…

Corremos pro pronto socorro. Realmente senti bastante dor, o coração acelerou algumas vezes, mas nada de tão absurdo. Acho que o que mais me chocou naquele dia foi que o PS estava lotado e fiquei no corredor em uma maca sem colchão, atrás de mim um cara com a perna amputada pingando sangue e na minha frente um cara baleado, que gritava o tempo inteiro, algemado a maca e com um policial do lado. O dia clareou, recebi alta e fui jogar futebol.

Animais Peçonhentos brasileiros

Agora vamos conhecer um pouco mais desses animais peçonhentos brasileiros as aranhas, escorpiões e lagartas.

Animais Peçonhentos

(Aranhas)

Tarântula ou a Aranha da Grama

Atinge em torno de 5 centímetros de comprimento, é de coloração acinzentada, com pelos vermelhos perto dos ferrões. Embora os acidentes sejam frequentes, não apresentam gravidade, e não é necessário o uso de soro anti-aracnídico.

Tarântula

Viúva Negra

É uma aranha pequena, sendo a fêmea maior que o macho. A fêmea tem em torno de 3 centímetros. Possui cor preta com várias manchas vermelhas. Raramente causam acidentes mas quando acontece é doloroso porém sem muita gravidade como o nome dela sugere

Viúva Negra

Aranha Marrom

A aranha marrom é bem menor que a armadeira com 4 cm de comprimento, são encontradas entre tijolos,cantos de parede e lugares escuros. Ao contrario da armadeira elas não são agressivas. Entretanto,os acidentes são muito comuns pelo fato de ser uma aranha pequena e difícil de ser vista e na maior parte das vezes muito graves.

Aranha Marrom

Aranha Caranguejeira

As caranguejeiras são muito grandes,peludas e de cor escura. Embora apresentem uma aparência assustadora, os acidentes são raros pois são aranhas fáceis de serem vistas e não são agressivas. Geralmente os ataques são sem gravidade, e não é necessário o uso do soro anti-aracnídico.

Aranha Caranguejeira

Aranha armadeira

Medem cerca de 15 centímetros têm coloração marrom escuro ou acizentadas. Vivem solitárias gostando de locais bem escuros.
São extremamente agressivas assumindo posição “para dar o bote” e essa característica acabou dando o nome de “Armadeira” É considerada pelo Guiness book a aranha mais venenosa do mundo. O veneno aos poucos desliga suas funções básicas do corpo e seu coração

Aranha Armadeira

Animais Peçonhentos

(Escorpiões)

No nosso país são registrados, em média, 9.000 acidentes com escorpião por ano, sendo alguns extremamente graves. Todas as espécies encontradas no Brasil são do gênero Tityus e todos são venenosos. Esses animais peçonhentos procuram locais com lixo, entulhos, lugares quentes e escuros. Cuidado ao calçar um sapato ou vestir uma roupa. Eles também ficam de baixo de pedras, lonas e madeiras. O alimento principal dos escorpiões sãos as baratas então casa detetizada e limpinha têm chance menor de aparecer escorpiões.

Escorpião Amarelo

(Tityus serrulatus)

É considerada a especie mais venenosa da América do Sul.  Foi um maldito desse que me picou. Como seu nome indica, apresenta coloração amarelo-claro e algumas manchas mais escuras na região do tronco e da cauda. É encontrado com mais facilidade em áreas mais quentes e secas

Escorpião amarelo

Escorpião do Nordeste

(Tityus stigmurus)

Esse escorpião apresenta coloração amarelo-claro e possui uma mancha escura em formato de triângulo em sua cabeça. É encontrado em áreas quentes e secas.Escorpião do nordeste

Escorpião Vermelho

(Tityus bahiensis)

Apresenta colorido geral marrom-escuro, às vezes marrom-avermelhado, pernas amareladas com manchas escuras. É muito encontrado no sudeste e principalmente em São Paulo

Escorpião vermelho

Escorpião listrado

(Tityus trivittatus)

Apresenta colorido amarelo-escuro, com três faixas longitudinais quase negras, podendo haver pequenas variações na cor. Encontrado na região sul e sudeste do paísEscorpião listrado

Escorpião Negro

(Tityus cambridgei)

Apresenta colorido geral castanho-avermelhado com aspecto negro, com pontos de cor clara. Sua cauda e suas pinças são bem longas. Só é encontrado na região amazônica.

Escorpião negro

Animais Peçonhentos

(Lagartas)

Lagartas

A grande maioria das lagartas não são venenosas, mas falaremos aqui das venenosas e mais comuns encontradas no Brasil.

A forma de inoculação do veneno feito pelas lagartas geralmente se dá através do nosso toque no corpo delas. Claro que será um toque involuntário como por exemplo em alguma vegetação infestada delas. O veneno encontra-se nos pelos que estão no dorso do seu corpo. Os efeitos são praticamente os mesmos para todas as lagartas, salvo algumas exceções. Geralmente causam coceira, dermatite de contato, inchaços, pequenas bolhas vermelhas, dor, vergões, inflamação nas vias aéreas, náuseas, vômitos, dores de cabeça, sangramento e complicações renais.

Fui picado e agora?

  • Se acalme
  • Retire a lagarta se ainda tiver no seu corpo com algum objeto
  • Tire uma foto ou capture a lagarta que o picou
  • Use fita adesiva em cima dos pelos e os retire. Sempre use uma nova fita a cada aplicação para evitar de ser atingido pelo pelo que acabou de retirar.
  • Lave sua mão e roupas atingidas com água morna e sabão
  • Aplique analgésico no local
  • Coloque gelo por 15 minutos quando sentir dor
  • Monitore a picada.Fique atento ao aparecimento de pus, feridas, inchaços ou mudanças na coloração. Se os sintomas não melhorarem, busque um médico

Relato

Eu tinha um amigo que morava em uma fazenda em uma cidade do interior de MG. Ele estava trabalhando cortando algumas folhas e sem querer encostou sua mão em várias lagartas . Ele foi muito envenenado e além disso não procurou ajuda. Ele foi só piorando e só resolveu ir ao médico 3 dias depois. Seus rins já haviam parado de funcionar e ele infelizmente morreu. É raro acontecer isso, mas como viram acontece.

Portanto você viu uma lagarta com pelos, nem procure saber se é ou não venenosa, passe longe.

Artigo indicado

Dicas de como proceder ao ser picado por cobra

Fontes

Observação: As informações nesse post bem como fotos, foram baseadas em pesquisas feitas na wikipedia, instituto Butantã, dentre outras organizações especializadas em animais peçonhentos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escorpi%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarta

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aranha

Aranhas, escorpiões e lagartas

You Might Also Like