Cutelaria

Como fazer bainha artesanal de couro para facão

Quem pratica as atividades mateiras, certamente, possui um facão. Afinal de contas, é praticamente impossível sobreviver no mato sem um instrumento de corte. Foi pensando nisso que resolvi criar este artigo ensinando passo-a-passo como fazer uma bainha artesanal de couro para facão.

Como fazer bainha artesanal de couro para facão

Primeiramente, vamos aos materiais utilizados para criar a bainha artesanal de couro. Obviamente, o primeiro item é o couro. Para tal, eu indico que se compre o couro da cabeça ou da barriga. Mas, o ideal é que você pegue a peça na mão, para ver se não há nenhuma marca do antigo dono do gado, ou mesmo as marcas de eventuais carrapatos que o animal possuía.

O segundo item, obviamente, é o facão para qual a bainha será feita, a fim de tirar as medidas de corte.

O terceiro e quarto item servem para a hora de costurar, onde você irá precisar de uma linha encerada grossa e uma agulha grande.

O quarto item é muito relativo e chamado por vários nomes, porém o importante é que ele sirva para furar o couro. Em geral, o equipamento ideal para isso é um vazador de couro ou – preferencialmente – uma sovela, a qual possuí modelos que possibilitam trocar a ponteira.

Pois bem, com todos os materiais na mão e hora de ir para o passo-a-passo:

>>Quer saber saber como guardar e afiar seu facão? Então clique aqui!<<

Passo a passo

  • Coloque o couro sobre a peça de couro e faça um quadro em torno do facão, deixando alguns centímetros de diferença. Faça duas marcações diferentes, uma para a lâmina e outra para o cabo.
    1 Bainha artesanal de couro
  • Feito isso, é hora de molhar o couro e então cortar nos locais onde você fez a marcação.
    2 Bainha artesanal de couro
  • Uma vez cortado, coloque o facão sobre o couro e dobre a parte maior por cima da lâmina.
    3 Bainha artesanal de couro3a Bainha artesanal de couro
  • Pressione o couro sobre a lâmina, de modo que ele fique marcado e bata o corou para que ele dobre em perfeitas condições.
    4 Bainha artesanal de couro
  • Agora dobre a parte inferior do corte, onde estava o cabo, como mostrado na imagem abaixo.
    5 Bainha artesanal de couro
  • Com a peça devidamente dobrada e bem batida, para fazer as marcas, coloque o couro para secar no sol durante algumas horas, até que ele endureça novamente.
    6 Bainha artesanal de couro
  • Agora corte uma tira de couro e faça nela três furos, sendo um em cada extremidade e o terceiro no meio, utilizando a sovela ou outro equipamento de sua preferência.
    7 Bainha artesanal de couro
  • Faça um furo na parte inferior do couro já seco, e coloque um rebite fixado entre a parte inferior e no buraco do meio, da tira de couro recém cortada.
    8 Bainha artesanal de couro
  • Coloque botões de pressão nas extremidades da tira de couro, para que eles se fechem. O ideal é utilizar os botões de aço inox, pois eles não enferrujam. Faça também furo na ponta do couro, e insira rebites, como indicado nas imagens abaixo.
    9 Bainha artesanal de couro9a Bainha artesanal de couro9b Bainha artesanal de couro9c Bainha artesanal de couro
  • Agora faça marcações ao redor do facão, para cortar a rebarba do couro.
    10 Bainha artesanal de couro10a Bainha artesanal de couro
  • Feito isso, insira a rebarba dentro da bainha novamente para fazer novas marcações em seguida fazer a colagem, como indicado nas imagens abaixo.
    11 Bainha artesanal de couro11a Bainha artesanal de couro
  • Assim que passar a cola, coloque um pedaço de couro em cima da bainha e bata com um martelo sobre o couro, para retirar as bolhas de ar da cola.
    12 Bainha artesanal de couro
  • Retiradas as bolhas de ar, é hora de furar o couro nas marcas da bainha como indicado na imagem abaixo.
    13 Bainha artesanal de couro13a Bainha artesanal de couro
  • Uma vez que os furos estejam feitos, é hora de marcar onde será o corte para finalização da bainha. É importante que se deixe um espaço dos furos, porém não muito grande, como é mostrado na imagem a seguir.
    14 Bainha artesanal de couro14a Bainha artesanal de couro
  • Realizado o corte é hora de lixar a rebarba e costurar a bainha. E pronto, sua bainha artesanal de couro estará pronta!
    15 Bainha artesanal de couro15a Bainha artesanal de couro

E aí, gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos no Facebook e, claro, não se esqueça de deixar seus comentários nos campos abaixo!

Fonte e agradecimentos: Vichenoss Eduardo

You Might Also Like