Sobrevivência

Como se proteger de animais selvagens?

Todo bom praticante de atividades mateiras já sabe que encontrar animais selvagens no seu caminho é um evento não só possível, como provável. Foi pensando nisso que resolvi criar este artigo ensinando como se proteger de animais selvagens.

Como se proteger de animais selvagens: Primeiro passo

Em uma situação de sobrevivência, muitas vezes, pode ser necessário matar o animal, entretanto entrar numa briga contra qualquer um deste pode acabar muito mal para o seu lado.

Portanto, o ideal é evitar o confronto. E, por incrível que pareça, é muito fácil de você encontrar um animal destes na sua frente e conseguir sair de perto dele, sem que seja atacado.

Basta que você encare o animal durante alguns segundos e comece a afastar-se dele lentamente, sem tirar os olhos do bicho.

Esse tipo de predador em 90% dos casos prefere atacar com o elemento surpresa (pois é, eles não são muito corajosos). Sendo assim, se você o encarar, ele vai perceber que já notaste a presença dele e não atacou.

Logo, ele perdeu o elemento surpresa e ainda já sabe que você não tem medo dele, por não sair correndo, e também não pretende ataca-lo, uma vez que você o viu e saiu lentamente.

 

Como se proteger de animais selvagens: Segunda tentativa

Ao contrário do que vemos em muitos filmes por aí, fingir-se de morto diante de um predador não adiantará de nada. Afinal de contas, seu cheiro ainda está bom (sinal de que “morreu” recentemente), logo: Para que caçar se tem carne fresca?

Outra atitude que só irá piorar a sua situação é correr do animal ou tentar se aproximar dele. Nestes casos, literalmente, se correr o bicho pega e se aproximar o bicho come. Portanto, siga os passos do primeiro tópico.

Entretanto, se você estiver encurralado pelo predador, faça de tudo para assustá-lo: Abra os braços, grite com voz grossa e seca e nada disso funcionar, jogue o que encontrar por perto no animal.

Como se proteger de animais selvagens: Em último caso

Bom, se você não tem como se afastar e seus gritos e pedras não adiantaram para espantar o animal, o jeito é enfrentar a fera.

Para tanto, espere o animal vir na sua direção, coloque o braço não dominante na sua frente e procure fornecer este braço para que o predador morda.

Quando ele fizer isso, soque o focinho do bicho com toda a força que sua mão dominante lhe fornecer ou – se for possível – os olhos da fera.

Isso irá deixa-lo mais bravo, entretanto vai afastá-lo temporariamente. Então utilize este tempo para correr, encontrar uma árvore e se esconder nela.

>> Saiba como evitar ser picado por uma cobra <<

E aí, gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos no Facebook e, claro, não esqueça de deixar seus comentários nos campos abaixo!

You Might Also Like