Curiosidades, Sobrevivência

Crise no abastecimento e nossa sobrevivência

Crise no abastecimento e nossa sobrevivência

Faz muito tempo que não publico nada novo aqui. Mas como ficar inerte diante da situação que nós brasileiros estamos passando? Largados e Pelados não é apenas entretenimento banal, conhecer sobre sobrevivência primitiva é mais importante do que imaginamos. Então vamos discorrer sobre o tema “crise no abastecimento e nossa sobrevivência”.

Crise no abastecimento e nossa sobrevivência

O transporte da maioria da produção e insumos do Brasil é refém da sua malha rodoviária. Isso significa que há pouco investimento nas ferrovias, que são a forma mais rápida e barata de escoar toda a produção de um país.

Então, começou uma greve dos caminhoneiros e consequentemente o CAOS foi instaurado. Apenas alguns dias de greve e o país praticamente parou. Carros nas garagens ou parados nas ruas sem gasolina.

Escassez de alimentos nos mercados, redução no estoque de remédios e insumos dos hospitais e farmácias. Ameaça de interrompimento do abastecimento de água.

Escolas e empresas fechadas, pessoas brigando por combustível em filas gigantescas, saques a supermecados, compromissos desmarcados e muita gente instatisfeita. Prejuízos bilionários e como sempre quem pagará é o povo.

Não quero atribuir culpa a ninguém nem me posicionar politicamente nessa situação. Isso foge ao escopo desse site, mas acho importante fazermos uma reflexão.

Caos, notícias falsas e gente se aproveitando disso

Com o agravamento da situação vi muita notícia falsa nas redes sociais. Grupos políticos se atacando e atribuindo culpa uns aos outros. Pessoas defendendo o movimento dos caminhoneiros e outros atacando.

Apesar de existir muitas pessoas que acreditam ainda na polarização dos lados direita e esquerda, bem versus mal ( a ordem dos fatores é irrelevante) e atacando uns aos outros gerando inimizades, creio que o que todos concordam é que os impostos são muito altos em cima dos combustíveis e isso pesa no bolso da população. O povo está sofrendo e o país também!

Mas o que podemos fazer para minimizar os efeitos de uma crise no abastecimento como essa? Como um sobrevivencialista pode estar preparado para isso? Quais medidas práticas ?

Estilo de vida

Recentemente conheci o projeto de vida de um dos participantes de Largados e Pelados da nova temporada e que também participará de Largados e Pelados a Tribo 4, Gary Golding. A intenção dele é incentivar as pessoas a” viver com o mínimo possível“.

Gary Largados e pelados

Clique aqui – Link para entrevista com Gary Golding.

Ora, o modelo capitalista depende do consumismo, de adquirir cada vez mais coisas… Logo se faço uma crítica a isso, você caro leitor, já pode estar me rotulando: Vai pra Cuba desgraçado esquerdista comunista!

Por favor, peço um pouco de calma e um momento de reflexão. Prometo ser neutro politicamente.

Somos bombardeados com propaganda o tempo inteiro. Precisamos trocar de carro, de casa e de roupas sempre. Adquirir mais coisas, prosperar, ostentar… Não estamos satisfeitos com alguns sapatos, somos centopeías, precisamos de dezenas deles… Será mesmo?

Estilo de vida Largados e Pelados

Se somos fãs do programa, admiramos um estilo de vida mais básico. Se eles podem sobreviver com apenas três itens de sobrevivência no meio do nada, por que nós precisamos de tantas coisas?

Amamos a natureza e ela está em perigo. O mundo não comporta tanto crescimento desenfreado que provoca poluição e destruição dos ecosistemas.

Por que nos tornar reféns do sistema? Podemos minimizar uma crise no abastecimento ou quaisquer outras crises, depende de nós.

Podemos viver com o mínimo possível e também nos preparar melhor por fazer nossa parte, como por exemplo:

Dicas de vida sustentável

  • Evite o descarte, conserte, reutilize
  • Vá a pé ou de bicicleta sempre que possível
  • Não utilize copos, canudinhos e sacolas descartáveis
  • Mantenha o carro com o tanque mais cheio possível
  • Procure manter um pequeno estoque de alimentos não perecíveis
  • Não se desespere em uma crise, respeite e pense também no próximo
  • Procure ter uma horta se for possível, mesmo que em vasinhos
  • Conheça métodos de filtragem de água e acendimento de fogo não convencionais
  • Interrompa ou se possível, reduza seu consumo de carne
  • Consuma mais alimentos orgânicos
  • Respeite os animais e não compre animais
  • Ajude e se possível crie abelhas
  • Utilize cosméticos naturais
  • Faça uso de cosméticos não testados em animais
  • Pratique compostagem
crise no abastecimento e nossa sobrevivência

Consuma o mínimo possível

Conclusão

Tudo que escrevi por aqui é apenas minha humilde opinião. São simples idéias apenas e espero que tenham gostado, até a próxima.

Veja mais artigos sobre sobrevivência e sobrevivencialismo clicando nas palavras-link.

You Might Also Like