Trekking

Dicas de calçados para trekking

Um bom praticante de trekking saber que o calçado é de fundamental importância para a prática da atividade. E foi pensando nisso que eu resolvi criar este artigo com várias dicas de calçados para trekking , confere aí!

Como escolher os calçados para Trekking

Quando se fala em calçados para trekking, muita gente pensa em botas técnicas que são extremamente caras e nas marcas famosas. Porém, o objetivo aqui é outro. Ao longo deste artigo iremos falar sobre como escolher o calçado ideal para a sua aventura, sem citar marcas.

Muitas vezes, na hora de escolher um calçado técnico para a prática do trekking, as pessoas acabam se assustando com o preço e fazendo a errônea comparação do calçado “normal” e do calçado técnico, quando na verdade a comparação que deveria ser feita era entre a segurança de ambos.

Por que o calçado é tâo importante?

Imagine que você está fazendo uma trilha calçando um tênis comum, com uma mochila pesada nas costas e quando vai subir em uma pedra, seu tornozelo torce e pronto! Acabou-se sua trilha.calçados para trekking

 

É nestas horas que você irá pensar “Putz, devia ter comprado o técnico”. Quer dizer, em casos como este, a economia financeira não deve ser muito levada em conta. Apesar de que você consegue encontrar calçados apropriados por pouco mais de R$100,00 atualmente.

Em geral, grande parte das reclamações com relação aos calçados de trilha vem por parte das mulheres, que acham as botas de trekking muito brutas e feias. Entretanto, atualmente várias marcas estão produzindo calçados femininos que capricham na estética, sem perder a qualidade, segurança e conforto.

Portanto, antes de escolher um calçado para praticar as suas trilhas, leve em consideração o terreno que você irá percorrer, o clima, a distância que será percorrida, o peso do equipamento e claro, qual a finalidade do seu calçado.

Modelos de calçados e sua utilidade

Para facilitar um pouco a sua escolha, segue abaixo os modelos de calçados utilizados para trilhas e quando eles são úteis ou não:

  • Papete: Pode ser utilizada em trilhas de algumas poucas horas, sem nenhum peso a ser carregado, em ambientes quentes, como praias e rios.
  • Tênis: Pode ser utilizado em trilhas de no máximo um dia inteiro, onde se pretende carregar pouco ou nenhum peso, em ambientes quentes nos quais o solo é pouco acidentado.
  • Bota: As botas podem ser utilizadas em trilhas de até dois dias inteiros, onde vai-se carregar um certo peso, em ambientes frios e quentes, bem como para uso em terrenos acidentados.
  • Bota técnica para trekking: No caso das botas específicas para trekking, você pode utilizá-las em trilhas de dois ou mais dias, carregando muito peso, enfrentando ambientes quentes, frios, com neve ou gelo e enfrentando terrenos extremamente variados.

>> Cheklist para Trekking <<

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe este artigo com seus amigos na internet e, claro, deixe seu comentário nos campos abaixo!

You Might Also Like