Trekking

05 dicas para fazer uma boa trilha

Se você pretende praticar o Trekking certamente já sabe que precisa tomar alguns cuidados, bem como conhecer certos detalhes do terreno onde pretende fazer sua trilha, certo? E é justamente para falar destes pontos que eu resolvi criar este artigo com 05 dicas para fazer uma boa trilha!

Dicas para fazer uma boa trilha: Barraca

dicas-para-fazer-uma-boa-trilha-1

A barraca é um equipamento fundamental para quem planeja fazer trekking, e como estamos falando de uma possível longa caminhada, é importante que ela seja o mais leve possível.

Em geral, o indicado é que a barraca não passe dos 2,5 Kg. Mas, tudo depende do tamanho da trilha que você planeja fazer e – claro – o quanto você está acostumado a carregar peso.

Também é interessante levar em consideração se a barraca possui uma boa coluna d’agua (pelo menos 1000mm) e se ela possui avanço para se cozinhar em dia de chuva.

Dicas para fazer uma boa trilha: Saco de Dormir e Isolante

dicas-para-fazer-uma-boa-trilha-2

Muita gente acredita que para fazer uma trilha com conforto, o ideal é levar um colchão inflável ou colchonete. Porém, ambos são muito pesados e vão utilizar muito espaço da sua mochila.

Sendo assim, eu aconselho levar sacos de dormir e isolantes térmicos que condizem com a temperatura do local que você escolheu para fazer sua trilha.

Dicas para fazer uma boa trilha: Mochila

dicas-para-fazer-uma-boa-trilha-3

A mochila também é outro item que precisa de muita atenção na hora da compra. Afinal de contas, ela estará nas suas costas a maior parte do tempo.

Portanto, procure verificar se sua mochila depois de montada não fica com as costas estufadas, se alças regulam bem, se as barrigueiras são confortáveis, se as alças são bem firmes para não correr durante a caminhada. Enfim, cheque tudo que possa tirar seu conforto.

Afinal de contas, se já está desconfortável na sua casa, imagina depois de uma longa caminhada?!

Dicas para fazer uma boa trilha: Bota e Meia

dicas-para-fazer-uma-boa-trilha-4

As botas para trekking são uma escolha muito particular, porém é importante que você se atente a alguns pontos na hora de escolher o calçado: Ele é confortável? Ele é impermeável? Ele é aderente ao solo? Se alguma dessas perguntas receber um não como resposta, o calçado não serve para trekking.

As meias também necessitam de tanto ou mais cuidados que os calçados. Nada de colocar qualquer meia, principalmente aquelas de algodão, pois elas ficam molhadas de suor, causando frieiras, provocando bolhas e o desconfortável chulé. Procure comprar meias próprias para trekking em lojas especializadas. Elas são mais caras, porém vale a pena!

Dicas para fazer uma boa trilha: Vestuário

dicas para fazer uma boa trilha

E por último, mas não menos importante, temos o vestuário. O ideal é utilizar aquelas calça-bermudas próprias para o Trekking, elas são um pouco quentes, mas vão lhe ajudar muito na hora de sentar em um tronco, pedra ou mesmo no chão.

Em cima, utilize sempre uma camiseta dry fit, que é um tecido leve e não absorve suor, secando rapidamente e não te deixando escorrendo suor.

Para a pratica do trekking em montanhas e locais gelados, o ideal é utilizar 3 camadas de roupas: Segunda pele, fleece e anorak. Se estiver muito frio, coloque um casaco por cima e você irá se sair bem.

>> Saiba como se proteger de um animal selvagem <<

E aí gostou das dicas? Então não esqueça de deixar seu comentário nos campos abaixo e, claro, compartilhe este artigo com os seus amigos no Facebook!

You Might Also Like