Cutelaria

Faca artesanal

faca artesanal

Por que comprar uma faca artesanal?

faca artesanal

Introdução a Cutelaria

Antes de responder sobre porque comprar uma faca artesanal precisamos entender um pouco sobre cutelaria. Cutelaria é a arte ou técnica da fabricação de facas.

O aprendizado da cutelaria é adquirido com uma experiência de anos. “Não se aprende cutelaria em oficinas de uma semana”. Muitas vezes a cutelaria está na família por gerações. Um cuteleiro habilidoso é capaz de saber a liga certa a ser utilizada. Há, ainda, a cromagem, o polimento e o banho de níquel para tornar a peça mais resistente à ferrugem.

Isso para um desentendido de facas pode soar algo exagerado, para cuteleiros artesanais e colecionadores trata-se de detalhes de suma importância. Há quem pense que quanto mais dura ficar a liga mais forte ela será, mas nem sempre uma faca tão dura é boa, mas por que? A liga quanto mais dura, maior a possibilidade de se quebrar e é muito difícil de amolar. E se a liga for mole? A faca será frágil, vai criar dentes na lâmina ao cortar algo mais duro e perderá o fio facilmente.
faca artesanal

Técnicas de cutelaria

Portanto existe uma técnica apurada na fabricação de facas artesanais. Se durante a fabricação ocorrer algum fator adverso como temperatura diferente da planejada ou o polimento incorreto, isso pode destruir uma peça, e trabalho e material ficam inutilizáveis. Uma verdadeira tragédia na vida de um cuteleiro.

A cutelaria é uma arte tão ampla que eu escreveria aqui mais centenas de palavras para descrever as variações. Tipos de liga, diferença entre aço carbono, aço inox, aço damasco, tipos de tratamento no metal como têmpera, recozimento do aço, forja, desbaste, dentre outros. Em breve farei outros posts sobre isso, mas dessa vez é a hora de saber por que comprar comprar uma faca artesanal?
faca artesanal

Por tudo que disse a respeito do que envolve a cutelaria já da pra ter uma ideia que isso envolve uma qualidade muito maior na fabricação de uma faca artesanal que de uma faca industrializada.

Por que comprar uma faca artesanal?

Agora observe os motivos:

  • Os cabos das facas são feitas com ossos de boi, búfalo, chifres, madeiras nobres dentre outros e isso agrega qualidade, durabilidade e sofisticação a sua faca
  • As facas são personalizadas, únicas, não são feitas milhares de um mesmo tipo como as industrializadas
  • As lâminas são realmente afiadas, verdadeiras navalhas
  • São belíssimas e têm estilo; Nenhuma faca industrializada se compara a uma faca artesanal
  • Os materiais são duráveis, se bem conservada, uma faca artesanal pode ser usada durante toda a vida e passada pra outras gerações
  • São colecionáveis e têm alto valor agregado

Desvantagens

A única que vejo é o preço mais alto, mas o custo-benefício compensa e muito o investimento. Uma faca assim vai durar por décadas.
faca artesanal

Observação: Infelizmente as fotos ficaram com uma qualidade um pouco inferior do que desejávamos, mas para o carregamento do post e visualização do artigo ficarem mais rápidos, isso foi necessário.

Faca artesanal

You Might Also Like