Cutelaria

Facão e Machadinha: Como usar, guardar e afiar

Todo bom sobrevivencialista sabe da importância de um instrumento de corte prático e multiuso, como o facão e machadinha. Foi pensando nisso que resolvi criar um artigo sobre como usar, guardar e afiar seu instrumento de corte.

Cuidados com o facão e machadinha:

facão e machadinha: Como usar, guardar e afiar

Antes de mais nada, é preciso ter ciência de que todos os instrumentos de cortes precisam de cuidados especiais para que durem o máximo de tempo possível. Portanto, segue abaixo uma lista de cuidados especiais que você deve ter para aumentar a durabilidade e manter seu instrumento de corte sempre em boas condições:

  • Procure manter seu instrumento sempre bem limpo e afiado. Pode parecer incrível, porém um instrumento de corte bem afiado oferece menos riscos que um instrumento sem fio.
  • Para manter seu facão ou machadinha sempre limpo, o ideal é que você os lave bem e lubrifique as partes de aço. Para tanto, você pode utilizar diversos tipos de óleos, porém o mais indicado é a vaselina sólida, que não produz tanta sujeira.
  • Não deixe seu facão ou machadinha fincados na terra durante muito tempo, pois a umidade e sujeira do solo acaba com a lâmina.
  • Durante as noites, procure guardar os equipamentos em um local seco, longe da chuva e orvalho (que enferrujam o equipamento), e também não deixa próximo ao fogo, pois o calor causa um destempero do aço e deixa a lâmina imprestável.
  • Procure deixar o equipamento sempre dentro da bainha e, claro, antes de guardar limpe-o com cuidado. Afinal de contas, se o equipamento estiver sujo, ele vai sujar a bainha e isso vai criar um ciclo da sujeira e estragar seu instrumento de corte.
  • Não utilize, tanto o facão quanto a machadinha, para abrir latas ou qualquer outro objeto de metal, pois isso vai estragar completamente a lâmina.
  • Por fim, lembre-se que tanto a machadinha quanto o facão servem para abrir caminho e cortar árvores de médio e pequeno porte. Ou seja, utilize-as única e exclusivamente para isso.

Como afiar o facão e a machadinha

Como dito acima, manter seu instrumento de corte bem afiado é fundamental, tanto para garantir o bom uso do equipamento, quanto para a própria segurança. Um facão sem fio, ao utilizar, pode não cortar e escorregar machucando alguém.

Porém, é preciso ter em mente que – tanto o facão quanto a machadinha – possuem um formato específico de corte. Quer dizer, o fio de ambas as ferramentas precisam ter o formato triangular e sem nenhum “dente”.

Sendo assim, na hora de amolar as ferramentas, é preciso utilizar uma pedra específica para amolar, utilizando-se de movimentos circulares. Assim, você irá manter seu facão e machadinha sempre afiados, prontos para uso.

Para compreender melhor, observe os desenhos abaixo, que foram retirados do manual do escoteiro.

facão-machadinha

facão-machadinha-1

E aí, gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos no Facebook e, claro, se este artigo foi útil, ou se você tem alguma outra dica, deixe seu comentário nos campos abaixo.

You Might Also Like