Cutelaria

Junglas: Porque é melhor que o Facão e mais Prático que o Machado?

Qualquer um que pratique as atividades mateiras sabe da importância de um facão ou machado, para que as trilhas e acampamentos sejam realizados com sucesso. Porém, você já ouviu falar do Junglas?

Junglas

Junglas 2

Para começo de conversa, é bom deixar claro que o Junglas não é um facão e muito menos um machado. Na verdade, ele é um intermediário entre os dois.

Ele possui a aparência de um facão, porém com a lâmina bem mais grossa e pesada, se tornando um excelente instrumento para fazer serviços de corte pesado (como cortar madeira, por exemplo), como um machado.

O Junglas é fabricado pela ESEE, e foi projetado especialmente para os Comandos Junglas do exército dos Estados Unidos. Essa tropa de elite do exército norte-americano é composta – em sua grande maioria – por colombianos e se dedica a guerra contra o narcotráfico na Colômbia.

A arma foi criada para que os soldados tivessem maior facilidade na hora de se movimentar naquela região, que é extremamente variada, indo de savanas até matas tropicais em questão de poucos quilômetros. Tudo isso sem contar na imensa quantidade de animais que ali habitam.

Como é feito o Junglas

O Junglas é feito de aço carbono 1095 (entenda esse e outros algoritmos da cutelaria clicando aqui), com 16,6 polegadas de comprimento total, sendo que 5,9 polegadas são somente de cabo, o qual é feito de micarta permitindo uma empunhadura confortável e – acima de tudo – segura.

A lâmina possui 4,76 milímetros na porção mais espessa da espinha. O peso de 640 gramas é bem balanceado em um desenho feito para o uso intensivo.

A bainha da Junglas é ambidestra, feita em Kydex e com suporte para Cordura. Ela ainda possui uma alça retentora do cabo que é facilmente ajustável através do velcro e um pino na parte superior para travar a faca.

E por último, mas não menos importante, a ESEE ainda dá garantia total e ilimitada para a Junglas. Ou seja, se ela quebrar por qualquer motivo que seja, eles trocam a peça para você. Não precisa explicar como aconteceu, não precisa explicar o que houve. Basta solicitar a troca, e eles trocam.

Isso porque a Junglas foi projetada para ser utilizada todos os dias, muitas horas por dia. Enfim, uma peça de cutelaria feita para “aguentar o tranco”!

>> Quer saber como escolher um facão? Então clique aqui! <<

Porque é melhor que o facão e o machado?

Junglas 3

Muito bem, agora que você já conhece essa obra de arte chamada Junglas, é hora de saber porque ela é melhor que o facão e mais prática que o machado.

Primeiramente, o facão é muito utilizado na hora de abrir picadas e – em algumas situações – cortar lenha. Porém, como bem sabemos ele foi desenvolvido para receber pancadas na espinha e muito menos para cortar lenha.

Enquanto isso o Junglas, por outro lado, foi desenvolvido justamente para isso.

Com relação ao machado, ele sim pode receber pancadas e cortar lenha, entretanto carregar um machado na cinta ou dentro de uma mochila ocupa muito espaço e não se torna nada prático.

O Junglas, por sua vez, é pequeno, pode ser carregado na cinta e na mochila, devido a sua bainha que permite ele ser acoplado a qualquer lugar e – mais – acoplar qualquer item de sobrevivência a ele.

E aí, gostou do artigo? Então deixe seu comentário sobre o que achou do Junglas nas linhas abaixo e, claro, não esqueça de compartilhar com os seus amigos no Facebook!

You Might Also Like