Caça & Pesca, Cutelaria

Como montar um Kit de Afiação Portátil para a Selva

Todo bom mateiro que é imprescindível manter seus instrumentos de cortes sempre muito bem afiados, primeiro para garantir o bom uso e segundo para obter o máximo em segurança. Foi pensando nisso que resolvi criar um artigo ensinando a montar um kit de afiação portátil.

Kit de afiação portátil

2 kit de afiação portátil

Kit de Afiação

Antes de mais nada, vamos para a lista de materiais que você irá precisar para montar seu kit de afiação portátil:

  • Uma caixa pequena (aquelas de cigarros são as melhores);
  • Um pedaço de borracha (pode ser daquelas câmaras de pneu);
  • Diversas lixas d’água (240, 320, 400, 600, 1.200);
  • Um pedaço de couro que seja do tamanho da tampa da caixa escolhida;
  • Cola de contato;
  • Tesoura;
  • Régua.

Instruções para fazer seu próprio Kit

Agora vamos lá, primeiramente corte as lixas de modo que caibam na caixa que você escolheu. Em seguida, corte a tira de borracha e o couro do tamanho da tampa da caixa.

Agora passe a cola de contato nas faces do couro e da borracha, que serão coladas bem como na tampa e parte inferior da caixa, coloque o couro na tampa e a borracha na parte de baixo, espere dez minutos até secar.

Pronto! Seu kit de afiação já está pronto para o uso.

>> Quer saber como afiar seu facão e machadinha? Então clique aqui! <<

A parte da borracha serve para evitar que a lixa deslize quando você estiver afiando o seu instrumento de corte. Enquanto a parte de couro irá servir para que você acerte o fio da lâmina, ou mesmo utilize como compounds de afiação.

Leve seu kit para selva

Na hora de ir para a selva, coloque as lixas dentro da caixa. Assim, você consegue ter um kit de afiação com pouco peso e volume, que pode ser facilmente carregado em qualquer lugar, até mesmo nos bolsos de uma calça tipo cargo.

Para afiar seu instrumento de corte, basta colocar a caixa sobre uma superfície mais ou menos plana, com a parte de couro virada para baixo e a caixa fechada.

Coloque, então, uma das lixas sobre a parte emborrachada (que estará para cima) e passe a faca fazendo movimentos semicirculares. Ou seja, faça com que a base da lâmina (deitada) encoste numa das pontas da lixa e deslize até que a ponta da faca termine na outra ponta da lixa.

Assim, você irá conseguir manter seu instrumento de corte sempre muito bem afiado, sem precisar carregar materiais como lima ou pedras de afiação, que são bem mais pesados e ocupam muito mais espaço, além de não oferecem a mesma segurança que o kit portátil de afiação.

Obs.: Este kit de afiação pode ser utilizado para afiar Facas, Canivetes, Facões e Machadinhas.

E aí, gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos no Facebook e, claro, não esqueça de deixar seu comentário sobre o que você achou do kit de afiação portátil, bem como suas dicas para melhorar e incrementar ainda mais este kit extremamente útil!

 

Fonte e agradecimentos: Ivan Scarola

You Might Also Like