Trekking

03 regras na hora de limpar o material de escalada

Manter o seu material de escalada sempre em dia e em total higiene é fundamental para garantir a durabilidade e, principalmente, a segurança que eles oferecem. Por isso, resolvi criar este artigo com as 03 regras na hora de limpar o material de escalada!

Limpar o material de escalada: Primeira Regra

limpar o material de escalada 2

Antes de mais nada você precisa ter em mente que o material de escalada não tem cheiro. Isso porque eles são constituídos – em sua grande maioria – de fibras sintéticas.

Até aí tudo bem, o problema é que o suor seca rapidamente nessas fibras e, então, se você guardar este material em um local pouco ventilado, como um armário ou mochila, o cheiro irá impregnar.

Porém, você não notará imediatamente (e isso é o pior). O cheiro só vai vir à tona, quando você soar novamente e a umidade do seu suor liberar a catinga que estava presa nas fibras.

Portanto, é muito importante armazenar o material de escalda em um local arejado, ou de preferência deixar pendurado em algum espaço da sua casa. Se isso não possível, procure tirar ele para fora e deixe-o tomar um ar durante algumas horas, antes de guardar novamente.

Limpar o material de escalada: Segunda Regra

limpar o material de escalada 3

A segunda regra de limpeza do material de escalada é que você não precisa esperar ele cheirar mal (e você passar vergonha) para lavar.

Sendo assim, se você escalou e se sujou muito, lave-o assim que chegar em casa. Se não se sujou tanto, pode até deixar para lavar depois da segunda escalada, mas lembre-se de tirá-lo para fora para respirar.

Se durante a escalada você derramou algum liquido nele ou acabou se sujando de alguma coisa que você não sabe o que é, lave na hora (pode ser urina de animais, e acredite o cheiro não é nada agradável).

E, se o seu material já estiver mudando de cor, acredite meu amigo, já passou da hora dele ver água!

 

Limpar material de escalada: Terceira Regra

limpar o material de escalada 4

E por último, mas não menos importante, tenha em mente que quando você lava o seu material de escalada ele não irá se renovar. Ou seja, é para deixar limpo e não como quando saiu da loja.

Muita gente acredita que o material de escalada só está limpo quando tirou toda e qualquer mancha. Mas não é bem assim que funciona, se você insistir muito em uma mancha, pode acabar danificando o material.

Também é muito importante tomar cuidado na hora de esfregar os tecidos, dependendo da força empregada para isso, você pode acabar simplesmente estragando a cobertura e vedação do material e perdendo completamente a utilidade do mesmo.

Ah, e lembre-se: Nada de utilizar tira-manchas ou qualquer coisa parecida, isso irá deteriorar rapidamente seu material!

>> Checklist para Trekking <<

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe este artigo com os seus amigos no Facebook e, claro, deixe sua opinião preenchendo os campos de comentários abaixo!

You Might Also Like