Curiosidades

Privação de sono em Largados e Pelados

privação de sono em Largados e Pelados

Quem nunca teve um sono leve e acordou durante a noite e no dia seguinte ficou extremamente cansado? Seja o barulho de um cachorro, uma música alta do vizinho ou qualquer outro problema podem provocar em você uma insônia momentânea que vai te deixar quebrado no dia seguinte… Decidi escrever esse post para tentar descrever um pouco a dificuldade que os participantes de Largados e Pelados passam nesse sentido. A dificuldade é sempre muito maior do que a mostrada no programa e maior até do que nós talvez já imaginamos! Veja a seguir a privação de sono em Largados e Pelados.

Por que dormir é tão importante?

Nosso corpo é semelhante a uma máquina em funcionamento mas que ao recarregar as baterias precisa parar durante a durante a noite. É durante a noite que ocorre a recuperação e o descanso do nosso corpo. O sono é importante para manutenção do equilíbrio geral do organismo, das substâncias químicas no cérebro que regulam as funções corporais, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, entre outras.

Caro leitor, sem dúvida ao ficar gripado você já deve ter sentido qualquer melhora em sua condição física apenas ao acordar após uma boa noite de sono. E isso têm uma explicação científica.

Durante a noite, em uma noite de sono normal alternamos entre o sono mais lento conhecido como “não REM” e o sono mais profundo onde temos atividades celebrais mais intensas , o “sono REM”. Durante o sono REM é que geralmente temos os nossos sonhos. (REM do inglês significa movimentos rápidos dos olhos).

O sono não REM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 8 ciclos por noite. Para um indivíduo ter o descanso devido e a recuperação do organismo é necessário ter alguns ciclos completos durante uma noite de sono. É aí que entra o problema dos nossos amigos de Largados e Pelados.

Privação de sono em Largados e Pelados

Nossos amigos passam por maus bocados. Vou tentar explicar isso da melhor forma possível e mais resumida. Vou listar fatores fundamentais para uma boa noite de sono e porque eles não conseguem ter isso:

Ter horários regulares para dormir e despertar

Para uma noite bem dormida é necessário ter horário certo para dormir e despertar para ocorrer a alternância bem sucedida entre o sono REM e o não REM. Uma vez que os participantes precisam alimentar o fogo de 50 em 50 minutos para ele não apagar, eles não conseguem esse ciclo completo. O pior que essa noite de sono mal dormida se repete dia após dia durante todo o desafio.

Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro e confortável.

Não preciso nem dizer que isso é impossível. Não existe conforto dormindo no chão frio ou em uma plataforma de madeira. Nosso corpo é acostumado com o conforto de tecidos, seja roupas ou cobertores. De repente você dorme nu, sem proteção e isso é destrutivo para o sono.

noite de sono em Largados e Pelados

Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia

Infelizmente eles dormem mal durante a noite. O recurso que têm é dormir de dia e isso atrapalha ainda mais a recuperação de seus corpos.

privação de sono em Largados e Pelados1

Ter uma alimentação durante o dia em horário regular e adequada

Impossível. Eles não têm uma alimentação regular. Ás vezes passam dias e até mesmo semanas sem comer nada. Quando acham algo pra comer, é uma alimentação incompleta sem todos os nutrientes, vitaminas e eletrólitos que o corpo necessita. E isso interfere diretamente no sono.

Não levar problemas para a cama

Só o fato de estarem de estômago vazio, com sede, frio, atacados por insetos, medo de predadores já são muitos problemas que atrapalham completamente sua noite de sono.

Ambiente sem barulhos e ruídos

Durante as noites é que todos os animais ficam mais ativos. Os barulhos são assustadores e eles acordam a todo momento. Mas são os animais mais pequenos que deixam qualquer um pirado. Os mosquitos ficam completamente insanos durante a noite. O barulho provocado por eles é infernal bem como as milhares de picadas em seus corpos. Veja mais a respeito no post completo (Picada de Mosquitos)

noite de sono em largados e Pelados

Ser ativo física e mentalmente contribuí para uma boa noite de sono

Com a falta dos nutrientes eles têm dificuldades de ter um raciocínio lógico, ou de simplesmente pensar com clareza. Noite após noite mal dormida esgota fisicamente. A junção de todos esses fatores debilita e impossibilita que eles consigam dormir bem e desmorona a condição física de seus corpos.

Controle da temperatura corporal

Não têm como dormir bem se você sente frio. Já acordou no meio da noite com um pouco de frio porque sua coberta não cobre completamente o seu corpo? Isso acontece pois o corpo necessita de ter a temperatura corpórea equilibrada para o perfeito funcionamento. Mas isso é impossível para os participantes de Largados e Pelados. E imagine o sofrimento de uma noite fria de chuva completamente molhado.

Noite de chuva em Largados e Pelados

Considerações Finais

E aí deu pra ter uma ideia do sofrimento que eles passam? É muito fácil assistir a um episódio de 41 minutos sentado no sofá, no conforto dos nossos lares, com roupas, alimentado e nutrido e ainda falar que pode ir lá e fazer melhor que eles!

Gostaria de deixar bem claro que eles são realmente guerreiros e merecem nosso respeito. Lembre-se sempre que um episódio de alguns minutos é a junção de alguns momentos que se passaram durante 21 dias, ou 504 horas. Muita coisa não é exibida, portanto, antes de criticar os caras e chamá-los de preguiçosos, tente ter um pensamento mais amplo e pensar em tudo isso que foi falado aqui.

Um abraço a todos e tenham uma boa noite de sono!

Créditos pelas fotos

Sites americanos e pinterest.

You Might Also Like